A Chávena de Humanidade


O Cháismo é um culto baseado na adoração do que é belo entre os factos sórdidos da existência diária. (...) É uma tentativa terna de atingir algo possível nesta coisa impossível a que chamamos vida.

El teísmo es un culto basado en la adoración de lo que es bello entre los hechos sórdidos de la existencia diaria. (...) Es un intento tierno de alcanzar algo posible en esta cosa imposible a la que llamamos vida.

Kakuzo Okakura

sábado, 29 de setembro de 2012

pedras como amêndoas

há em ti qualquer coisa que não se segura. qualquer coisa frágil que pende como um candeeiro enorme, e ameaça cair em cima das almas distraídas a contemplar a beleza com que te trabalhas. nada cultuas que não leve ao êxtase da ternura, talvez uma vontade antiga de ser avô e calar o choro de um bebé, ou ouvir um pássaro e saber o que ele festeja ou anseia. tens pedras como amêndoas para olhar às tardes, e nada nem ninguém te afasta dos odores de um jardim cheio de grilos. és nas noites um pirilampo que, no ciclo do que lhe é essencial, alumia porções de ar, folhas ou aranhas. arrastas pela terra preta palavras compostadas, feitas em líquido fresco ou pasta, gotículas de voz que encostam às ervas, e se escondem como bichos na barriga das pedras para saltar às nossas mãos e corações quando as tocamos.

Sem comentários:

Enviar um comentário