A Chávena de Humanidade


O Cháismo é um culto baseado na adoração do que é belo entre os factos sórdidos da existência diária. (...) É uma tentativa terna de atingir algo possível nesta coisa impossível a que chamamos vida.

El teísmo es un culto basado en la adoración de lo que es bello entre los hechos sórdidos de la existencia diaria. (...) Es un intento tierno de alcanzar algo posible en esta cosa imposible a la que llamamos vida.

Kakuzo Okakura

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Ch'ien

É mais pela flor que te revelas início.Ch'ien em nós foi decisão certa, inspiração tua, semente de ti; assim por todos os dias e noites a criação nos respira, dentro e fora, sístole e diástole do verbo. Ainda durante a noite o nobre cria e recria a palavra amassada da matéria onírica que é a mátria aonde regressamos. Não me elevas pelas costas da vida, pela baixa da cidade, mas pela frente do belo, pelas lombas das conchas, pelo caminho da reverência ao ínfimo, a farinha de que somos feitos pão levedado na madrugada do verão para desjejuar as almas, maná dos tempos que nos vêem passar os versos e as batidas, os espasmos do esterno, a emoção desventrada pela beleza exposta sem escrúpulo, nua, desgarrada e nossa.

Sem comentários:

Enviar um comentário