A Chávena de Humanidade


O Cháismo é um culto baseado na adoração do que é belo entre os factos sórdidos da existência diária. (...) É uma tentativa terna de atingir algo possível nesta coisa impossível a que chamamos vida.

El teísmo es un culto basado en la adoración de lo que es bello entre los hechos sórdidos de la existencia diaria. (...) Es un intento tierno de alcanzar algo posible en esta cosa imposible a la que llamamos vida.

Kakuzo Okakura

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

beiras

desrespeita as concordâncias de todo o género e em grande número, fica-se pelos ramos dos nomes, brama quando era para calar. enquanto os outros caminham com os pés no chão, trepa o tronco do antigamente sem pés nem mãos, numa viagem de lagarta que só procura pendurar-se de um pinheiro e adormecer. baloiça as pernas enquanto espera sentado no jardim para ver o acontecer das coisas grandes, como os papéis remoinhados num canto da rua. veste-se sem jeito e sai a correr para ver o poente, mas chega tarde por ter ficado a olhar para um bicho in-significante escondido na pedra onde tropeçou. por isso, a passagem do sol é-lhe um evento raro, por isso sonha e passa o tempo a falar dele. para além disso, sabe que o tempo é curvo e os jardins líquidos. obviamente, confunde as beiras com a praia e os cantos dos passeios onde vivem palavras húmus. obviamente, não presta para o agora, o poeta.

Sem comentários:

Enviar um comentário