A Chávena de Humanidade


O Cháismo é um culto baseado na adoração do que é belo entre os factos sórdidos da existência diária. (...) É uma tentativa terna de atingir algo possível nesta coisa impossível a que chamamos vida.

El teísmo es un culto basado en la adoración de lo que es bello entre los hechos sórdidos de la existencia diaria. (...) Es un intento tierno de alcanzar algo posible en esta cosa imposible a la que llamamos vida.

Kakuzo Okakura

sexta-feira, 10 de maio de 2013

greve de nome

fracos, flancos vibrantes daqueles barcos onde nada
nem ninguém sobrevive ao frio
ao naufrágio do artefacto, o esqueleto
às ondas gélidas da despedida

declaro-me presa e eis que
aí nasce a minha liberdade
de saber quem sou mesmo entre grades

porque me afasto do fundo
flutuo nas velas ou no mastro
e levanto voo sobre a tempestade do eu

declaro-me em greve de nome
nem por sombras, nem por passos, nem por tábuas
haverá com que rubricar feitos ou passados

largar é a profissão do aprendiz
viajo a nado entre as vagas de perguntas sem resposta
sem olhos para olhar nos olhos
que me olham

sem mãos para devolver os tactos
com que os outros não me tocam

ausente de propósitos, alfândegas, milagres, virgens ou vontades

o vento era uma queixa mas mudei as velas
agora a brisa é o riso que nasce da verdade

Sem comentários:

Enviar um comentário