A Chávena de Humanidade


O Cháismo é um culto baseado na adoração do que é belo entre os factos sórdidos da existência diária. (...) É uma tentativa terna de atingir algo possível nesta coisa impossível a que chamamos vida.

El teísmo es un culto basado en la adoración de lo que es bello entre los hechos sórdidos de la existencia diaria. (...) Es un intento tierno de alcanzar algo posible en esta cosa imposible a la que llamamos vida.

Kakuzo Okakura

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

o teu lugar

entendo o teu lugar, acredita. eu entendo. brancas velas sobre o futuro. não temo o que há-de vir mas sim o que me leva dentro. claro como o céu brilha em mim um sol que produz as mais leves ondas onde embalar mãos cheias. longe mas em mim cresce um poço branco que pugna por sair e por vezes expulsa a lama que o mantinha entupido. procuro o leme que mantenha as águas limpas. sei que a lama inundou a mina noutro tempo por isso mergulho. vivo dentro da água, a vigiar os pontos fracos por onde os detritos escoam. para os manter afastados do espírito elementar onde adormece cada noite a sereia que levo dentro. entendo o teu lugar, acredita, eu entendo. e canto e cada nota é uma vontade de vencer pela beleza a aura breve em que os trovões se instalavam noutro tempo. entendo o teu lugar, acredita, eu entendo e luto sem trégua não por ti mas por mim. pelo que a mim me devo para saber ser o máximo expoente da potência aristotélica. porque só assim tu podes ganhar paz de alma e confiança. luto porque perdi o ser num buraco negro por instantes que se tornaram séculos na memória e navego assim entre duas trovoadas: a culpa e a luz. e no meio delas entendo o teu lugar, acredita, eu entendo.

Sem comentários:

Enviar um comentário