A Chávena de Humanidade


O Cháismo é um culto baseado na adoração do que é belo entre os factos sórdidos da existência diária. (...) É uma tentativa terna de atingir algo possível nesta coisa impossível a que chamamos vida.

El teísmo es un culto basado en la adoración de lo que es bello entre los hechos sórdidos de la existencia diaria. (...) Es un intento tierno de alcanzar algo posible en esta cosa imposible a la que llamamos vida.

Kakuzo Okakura

segunda-feira, 9 de agosto de 2021

Dissociação

 Adormeço sempre os olhos do sonho. Nem tento nem desconsigo, é apenas assim como decorrem os sentidos que uso para gerir a vida. Noite é dia, dia é noite, mais verdade a noite do que o dia, e vice-versa. Silêncio é som, e vice-versa. E assim.

 Às vezes, no meio de uma conversa qualquer, uma mão ou uma perna minha avança, passa à minha frente, e sou o olhar de uma câmara que será um filme para outros sentirem o que, na verdade, nunca sentiram.

 Outras vezes oiço a minha voz atravessar o espaço. Então, umas cordas vogais - que, ao que dizem, habitam dentro de mim - vibram e contagiam o ar à minha volta, vejo ondas empurrando-se e empurrando o ar, invadindo os outros corpos, vivos e mortos, que reagem a esse empurrão e compreendem qualquer coisa que há uns segundo existia apenas dentro de mim, num lugar sem tempo nem espaço que a ciência insiste em chamar pensamento, e que é apenas a teia onde são tecidas mentiras e verdades, ilusões e realidades, crenças, crendices e vaguidades. 

Porque a realidade nada mais é que um conjunto de acordos, um molho de inconcreções em que concordamos após descartar noventa por cento do que acontece em nós.

E enquanto a gente luta com as escolhas, a ciência chama de dissociação esse eu que esquece o contrato e não escolhe qual eu é o verdadeiro eu, se tal existe. Esse eu que se recusa à obrigação de escolher, de apontar, de dividir, e é, mais uma vez, escolhido, apontado, dividido: dissociado.

1 comentário:

  1. Silvia, tus letras son inspiradoras, hacen volar la mente y despegarse de la quietud del día. Gracias por compartirlo conmigo :)

    ResponderEliminar