A Chávena de Humanidade


O Cháismo é um culto baseado na adoração do que é belo entre os factos sórdidos da existência diária. (...) É uma tentativa terna de atingir algo possível nesta coisa impossível a que chamamos vida.

El teísmo es un culto basado en la adoración de lo que es bello entre los hechos sórdidos de la existencia diaria. (...) Es un intento tierno de alcanzar algo posible en esta cosa imposible a la que llamamos vida.

Kakuzo Okakura

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

sobreviva

Sabes, poeta, pelo que das palavras mana, que houve desencontros tão naturais quanto os que há entre as rochas e as marés.

O tempo não existe e ainda assim é mágico, porque tudo ajuda a apreender.

As distâncias interiores nem sempre ultrapassam as das vontades. São profundas, moram em frequências paralelas. Raramente, tocam-se. Raramente sobrevivem.

Vivemos arrastados pelo ontem, perseguidos por passados que tudo tornam ora nuvem, ora pedra.

Precisávamos de um presente e tantas vezes fazemos a vida do outrora. 

O lençóis eram lilás, flores, recém comprados para receber o amor. As intenções também.

Por isso, pela honra de ter atravessado o jardim dos deuses da palavra, sobrevivamos nos resgates bravos da vida, sobreviva a criação, o branco futuro das noites livres, a convicção sagrada da palavra que flui nas veias.

Sobreviva a visão limpa e a leveza, o sorriso ao olhar para trás e compreender os nossos erros, as nossas fraquezas, as da maré que sobe e desce, as da rocha que ainda não é praia.

Sobreviva o olhar limpo, sobreviva a poesia.

Sem comentários:

Enviar um comentário