A Chávena de Humanidade


O Cháismo é um culto baseado na adoração do que é belo entre os factos sórdidos da existência diária. (...) É uma tentativa terna de atingir algo possível nesta coisa impossível a que chamamos vida.

El teísmo es un culto basado en la adoración de lo que es bello entre los hechos sórdidos de la existencia diaria. (...) Es un intento tierno de alcanzar algo posible en esta cosa imposible a la que llamamos vida.

Kakuzo Okakura

domingo, 6 de janeiro de 2013

monção

a casa arrasada. arrastados os móveis da idade infante, os vincos nas portas nada convocam a não ser a náusea do tempo perdido. começar após o ciclone, quando o que foi teto e o que foi chão se confundem no meio da chuva e a lama. andar aos pedaços de nós atrás da vassoura que queima as mãos porque o céu é nosso, o fogo é nosso, o trabalho é nosso. é a vida, dizem com olhos nipónicos os braços calados. é a vida e a morte, diz o coração enxuto, é o que não queremos ser mas não sabemos abandonar, é pescador que sai de manhã e nada sabe do mar que o espera, as vidas por ceifar, o pão de cada ria. assim nada sabemos das fracas vontades com que nos entendemos no meio do nada, as nuvens entre os pulsos latejantes, a insuportável necessidade de amar e ser amados, o insaciável vácuo que nos habita o peito e nos insta a procurar-nos no meio da trovoada, no meio das ruas, no meio das sequelas do monção que nos abala a cada dia.

Sem comentários:

Enviar um comentário