A Chávena de Humanidade


O Cháismo é um culto baseado na adoração do que é belo entre os factos sórdidos da existência diária. (...) É uma tentativa terna de atingir algo possível nesta coisa impossível a que chamamos vida.

El teísmo es un culto basado en la adoración de lo que es bello entre los hechos sórdidos de la existencia diaria. (...) Es un intento tierno de alcanzar algo posible en esta cosa imposible a la que llamamos vida.

Kakuzo Okakura

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

gemas

por trás da raiz da arruda há a intenção dos deuses de enxotar as bruxas. pelo tronco da macieira corre o fluido que nos há de chegar à boca. por trás de cada coisa que tocamos habita o hálito das sereias, a garganta branca da cave onde dormimos o sono das gemas. cada um de nós porta uma água, uma pedra escondida, uma lenta verdade desabrochando em dedos ou artérias. cada um de nós guarda na preciosa caixa do hoje um amanhã em linha com a verdade. ninguém nos precede, nada nos espera. é só puxar do fio e arrancar o motor do esterno adormecido, é só arrastar, só apertar os dentes um segundo e colorir o corpo com o sangue que guardamos, com o sumo das folhas do castanheiro, com o grito dos grãos da romã. é só saltar ao próprio vale, habitar a cozinha dos sonhos, ser-se máquina de moer o café dos pobres, a sopa dos corações ricos, o pão das almas simples: a beleza.

Sem comentários:

Enviar um comentário