A Chávena de Humanidade


O Cháismo é um culto baseado na adoração do que é belo entre os factos sórdidos da existência diária. (...) É uma tentativa terna de atingir algo possível nesta coisa impossível a que chamamos vida.

El teísmo es un culto basado en la adoración de lo que es bello entre los hechos sórdidos de la existencia diaria. (...) Es un intento tierno de alcanzar algo posible en esta cosa imposible a la que llamamos vida.

Kakuzo Okakura

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

arquimedes

desvendar os obscuros segredos que cochilam nas cavernas nossas. levantar o pano do espelho projetado até à implosão da mentira final. olhei-te com olhos de estrela. eras pequeno, tão pequeno, que não dei pelo tamanho do teu sonho, pelo contorno enorme do teu olhar. não foram palavras-maresia ou gargantas-rochedo que nos ceifaram os peitos, mas tanta espuma sob o silêncio. dos dois, de tudo. a fuga pensada, calculados os passos do regresso à praia seca, as mãos que seguravam portas e móveis. exaustos como náufragos, fracos como cigarros de enrolar, desfizemo-nos em fibras ao mínimo solavanco. só era preciso um cobertor, mas fomos velhos na hora do presente, escassos como pérolas, duros como riscos na falésia. as estrelas afinam o brilho quando olhamos no escuro ao lado. mas nós: cegos, deserdados das nossas próprias coroas, pão e fruta, água pelos vasos comunicantes, princípio de arquimedes, dança das marés, jogo do vazio, luta e sombra apaziguada.


Sem comentários:

Enviar um comentário