A Chávena de Humanidade


O Cháismo é um culto baseado na adoração do que é belo entre os factos sórdidos da existência diária. (...) É uma tentativa terna de atingir algo possível nesta coisa impossível a que chamamos vida.

El teísmo es un culto basado en la adoración de lo que es bello entre los hechos sórdidos de la existencia diaria. (...) Es un intento tierno de alcanzar algo posible en esta cosa imposible a la que llamamos vida.

Kakuzo Okakura

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

milho

Aspiro-te no cheiro dos bichos. Estudo-te juntamente com abelhas, libélulas e pirilampos. Há dias em que me pareces uma borboleta espalhando pólen pelos pastos. Ontem, eras uma pétala a descer o rio: deixavas-te levar na correnteza num quê de criança que olha o mundo do carrossel e tudo acha mágico e belo. Hoje observei-te e o teu corpo artrópode parecia um grão de milho. Vinha a água pelo rio abaixo e atiraste-te ao meio das gotas em gentio: eras música no canal do moinho. Uma criança acordada tomou-te na mão e pelo buraco da mó de cima em dança foste farinha, amanhã serás pão de milho que mastigarei deliciada sabendo-te preso aos meus ossos e membranas.

Sem comentários:

Enviar um comentário