A Chávena de Humanidade


O Cháismo é um culto baseado na adoração do que é belo entre os factos sórdidos da existência diária. (...) É uma tentativa terna de atingir algo possível nesta coisa impossível a que chamamos vida.

El teísmo es un culto basado en la adoración de lo que es bello entre los hechos sórdidos de la existencia diaria. (...) Es un intento tierno de alcanzar algo posible en esta cosa imposible a la que llamamos vida.

Kakuzo Okakura

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

guardabosques

O corpo da mulher caminha-se pelas bermas. Sofre-se como procissão de joelhos pela estrada, pelas pedras, até ao altar onde depositar as flores da nossa fé. O corpo da mulher não cabe nas mãos de um guardabosques, não entra pelas portas de uma casa velha, não sobe pelas encostas da fome. O corpo da mulher enrosca-se como a hera pelas frestas da vida e assoma flores pelos buracos mais inesperados, sejam eles as horas da noite, uma toalha branca à mesa do almoço, um cheiro a orquídea nos lençóis. O corpo da mulher é florido, é pomar, ramo que pelas grades fora se estende e alimenta o vizinho distraído; fruta que pela casca se desfaz e no solo enxerta uma vida nova, assim, como quem canta ou assobia ao varrer as folhas do outono. O corpo da mulher é uma verdade que salta pelos contornos da altura e o comprimento e voa ao futuro onde se recolhe no amor dos frutos e as lembranças.

Sem comentários:

Enviar um comentário